Entrevista | Novas Técnicas Genómicas em destaque na revista da APHBlog

Em entrevista à revista da APH-Associação Portuguesa de Horticultura, a investigadora e associada do CiB Ana Margarida Fortes fala do potencial das Novas Técnicas Genómicas (NTG) no melhoramento de plantas e divulga o concurso que o CiB pretende lançar para desafiar os estudantes universitários a apresentarem trabalhos académicos sobre as NTG.

A competição destina-se a alunos de licenciatura de Biologia e Bioquímica que, naturalmente, conhecem estas ferramentas de edição genética. Ainda em fase de desenho, o concurso vai envolver várias universidades de todo o país e o intuito é que possa ser lançado ainda em 2024.

Os melhores trabalhos vão receber menções honrosas e está ainda a ser avaliada a possibilidade do primeiro prémio incluir uma visita a um instituto de investigação internacional de referência na área.

“Esta é a estratégia do CiB para combater a desinformação, uma vez que as gerações mais novas têm menos preconceitos em relação às NTG e podem ajudar-nos a divulgar conhecimento científico sobre estas tecnologias junto dos pais e dos avós”, explica Ana Margarida Fortes.


[gtranslate]