DNA recombinante | A lendária Conferência de Asilomar ocorreu há 50 anosBlog
Créditos da imagem: Massachusetts Institute of Technology

Em 24 e 25 de fevereiro de 1975 teve lugar a lendária Conferência de Asilomar sobre DNA Recombinante, que entrou para a história científica. Este encontro marcou o início de uma era excecional para a ciência e para a discussão pública da política científica.

Nesta conferência, cerca de 150 cientistas, incluindo advogados e jornalistas de 17 países, discutiram os potenciais riscos do DNA recombinante e as diretrizes de segurança para trabalhar com DNA recombinante e OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

Foram identificados quatro grupos de risco, dependendo do potencial perigo para os seres humanos e o ambiente, e foram feitas recomendações para medidas de segurança espacial e bioquímica em caso de libertação acidental. Por um lado, foi acordada a formação de funcionários em biologia molecular e o cumprimento das medidas de segurança e boas práticas laboratoriais. Foi imposta uma proibição ao trabalho com organismos altamente patogénicos, volumes de cultura muito grandes e a libertação deliberada de OGM.

A Conferência de Asilomar foi uma das primeiras ocasiões em que cientistas reuniram-se de forma independente para discutir e estabelecer diretrizes de precaução para a investigação com DNA recombinante, uma tecnologia com potencial para aplicações abrangentes em medicina, biologia e reprodução.

Um breve sumário da conferência neste documento, em inglês.