
153 pessoas galardoadas com o Prémio Nobel e o Prémio Mundial de Alimentação fizeram um apelo urgente para obter apoio financeiro e político para desenvolver tecnologias “moonshot” que evitem uma catástrofe de fome nos próximos 25 anos.
O apelo foi feito numa carta aberta discutida na reunião “Agricultural R&D Moonshot: Reforçando a Segurança Nacional dos EUA” durante o Comité de Agricultura do Senado dos EUA, a 14 de janeiro de 2025.
Os signatários alertaram que o mundo está longe de satisfazer as necessidades alimentares futuras, com 700 milhões de pessoas a passar fome atualmente e 1.500 milhões de pessoas adicionais a alimentar até 2050. A carta prevê um “mundo alimentar ainda mais instável e inseguro” se não forem tomadas medidas audaciosas para mudar o rumo.
As ameaças à produção alimentar incluem o impacto das alterações climáticas, a erosão do solo, a perda de biodiversidade, a escassez de água, conflitos e políticas que impedem a inovação agrícola.
Coordenado por Cary Fowler, laureado com o Prémio Mundial de Alimentação 2024, o apelo destaca a necessidade de investigações científicas para transformar os sistemas alimentares globais e satisfazer de forma sustentável as necessidades nutricionais de todos.
Leia o comunicado de imprensa da Fundación del Premio Mundial de la Alimentación.
A carta dos Prémios Nobel está disponível aqui.
Fuente: ISAAA