A CropLife International expressou hoje o seu apoio total à Declaração dos Líderes do G20 emitida no encerramento da Cimeira do Rio de Janeiro, saudando o papel central da produtividade agrícola e da transformação dos sistemas alimentares nos compromissos assumidos pelos principais países com fortes economias.
A Declaração, que segue um diálogo intensivo sobre cooperação económica internacional para enfrentar grandes desafios globais, destaca os componentes essenciais que devem sustentar abordagens resilientes, justas e inovadoras para a agricultura como um caminho para a produção sustentável. Estes desafios incluem:
- Centralidade da produtividade agrícola: A Declaração coloca a agricultura na linha da frente no combate a desafios como a luta contra a pobreza, a erradicação da fome e a melhoria da nutrição, enfrentando ao mesmo tempo as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a poluição e a desertificação.
- Consagração do comércio baseado em regras com a OMC como pilar central: Reconhece a interdependência dos países na conquista da segurança alimentar e nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade através de políticas comerciais abertas consistentes com as regras da OMC.
- Abordagem sem ‘solução única para todos’: Reconhece também que não existe uma solução única para os desafios da agricultura e dos sistemas alimentares, comprometendo-se a apoiar os países em desenvolvimento para aumentar a sua capacidade de produção e comercialização de alimentos sustentáveis.
- Fontes diversificadas de orçamento: A Declaração incentiva mecanismos que procurem mobilizar fontes novas e diversificadas de financiamento para pagar pelas contribuições diretas e indiretas que os ecossistemas fornecem para o bem-estar da humanidade.
Livio Tedeschi, Presidente da CropLife International e Presidente da BASF Agricultural Solutions, afirmou: “Ao renovar publicamente o seu compromisso com a transformação do sistema alimentar, os líderes das nações do G20 concluiram de forma determinada e explícita os muitos meses de diálogo que precederam este momento. A Força-Tarefa de Sistemas Alimentares Sustentáveis & Agricultura do B20 teve o privilégio de desempenhar um papel neste processo e, como Co-Presidente, aplaudo a Declaração resultante por refletir inequivocamente a centralidade da agricultura na construção da resiliência da nossa segurança alimentar enquanto protegemos o nosso ambiente. Isso representa uma mudança significativa tanto na abordagem quanto na ambição, e uma que – se seguida – nos direcionará para soluções inovadoras e coletivas.”
Emily Rees, Presidente e CEO da CropLife International, acrescentou: “Descrevendo como o faz a interação dinâmica da agricultura global e do comércio alimentar, a Declaração dos Líderes do G20 abraça a abordagem horizontal que será imperativa para enfrentar os desafios mais prementes que a humanidade enfrenta – como alimentar mais pessoas de forma sustentável enquanto mitigamos os efeitos sobre um planeta em aquecimento. Não podemos mais dar-nos ao luxo de olhar para os nossos problemas individualmente. Esta Declaração é o sinal mais persuasivo que poderíamos desejar ao procurar soluções holísticas. Agora esperamos que essas nações liderem o caminho na implementação.”
Leia o comunicado de imprensa da CropLife International aqui.