União Europeia: Ministros da Agricultura discutem proposta da CE para as Novas Técnicas GenómicasBlog

Pela primeira vez, os Ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reuniram-se para discutir a recente proposta da Comissão Europeia (CE) para regulamentar as Novas Técnicas Genómicas (NTG). No encontro, que aconteceu no passado dia 25 de julho, muitos ministros acolheram com agrado a flexibilização das regras propostas para a edição genética, considerando a proposta da CE um meio para uma agricultura mais sustentável.  

O projeto de proposta mantém requisitos de rastreabilidade para todas as culturas geneticamente editadas e propõe que as plantas obtidas por Novas Técnicas Genómicas – que poderiam também ter sido obtidas através de melhoramento convencional – sejam tratadas como as plantas desenvolvidas por melhoramentos convencional. A CE considera que as NTG são um elemento-chave para tornar a agricultura da UE mais sustentável, conforme estipulado nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), ao mesmo tempo que garante a segurança alimentar com níveis adequados de produção de alimentos.

A Comissária da Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, afirmou na reunião que “esta proposta ilustra o nosso compromisso em fornecer aos agricultores as ferramentas de que necessitam”, afirmou, durante a reunião. Esta opinião foi partilhada por muitos Ministros da Agricultura, nomeadamente o de Espanha, Itália, França e Finlândia, que teceram comentários favoráveis à proposta. No entanto, a proposta suscitou também muitas críticas, sobretudo dos ministros da Agricultura da Hungria e da Áustria, que sairam em defesa de uma agricultura livre de organismos geneticamente modificados.

Mais informações em Euractiv.