NTG | Partido Popular Europeu defende um quadro legislativo favorável às Novas técnicas genómicasBlog

O Partido Popular Europeu publicou um comunicado com a sua visão para a agricultura na União Europeia. Apela à investigação e à inovação para proporcionar “melhores vias para um sector agrícola mais sustentável e resistente”.

O PPE (EPP na sigla em inglês) reconhece o “potencial da utilização das novas técnicas genómicas (NTG) para desenvolver plantas mais resistentes e que necessitem de menos pesticidas, menos fertilizantes e menos água”.  O PE defende, por isso, “um novo quadro legislativo que garanta a utilização desta tecnologia inovadora na UE, que estimule a investigação, o investimento e o emprego”.

Os eurodeputados consideram que existe um grande potencial para que os agricultores diversifiquem os seus rendimentos e obtenham benefícios ambientais através de iniciativas voluntárias de produção de carbono baseadas no mercado. “Estamos empenhados em garantir que esses regimes sejam apoiados com o mínimo de burocracia possível para os agricultores”, afirmam no comunicado, reconhecendo que o seu partido defende e continuará a defender os agricultores europeus, uma vez que estes integram um setor estratégico para a segurança alimentar na Europa e no mundo.

“Defendemos uma agricultura multifuncional, apoiada pela nossa Política Agrícola Comum e centrada principalmente nas explorações familiares em toda a Europa, que permite aos agricultores fazer o que sabem fazer melhor: produzir os excelentes produtos pelos quais somos famosos”, afirmam no início da declaração. “Trata-se de um sector sustentável, orientado para o futuro, inovador e competitivo, que produz alimentos seguros e de elevada qualidade em quantidades suficientes, respondendo simultaneamente às preocupações da sociedade em matéria de ambiente, alterações climáticas e bem-estar dos animais.

Leia aqui o comunicado do PPE.