Trinta e seis organizações agrícolas de todo o mundo juntaram-se ao Canada Grains Council numa declaração de apoio à edição do genoma em plantas. A declaração insta os governos a “eliminar os impedimentos regulamentares para avançar com soluções de melhoramento vegetal” e apela a “políticas claras, transparentes, pragmáticas, proporcionais ao risco e globalmente consistentes”.
Cerca de 36 organizações agrícolas de todo o mundo, incluindo a Copa-Cogeca e a CEJA (European Council of Young Farmers) juntaram-se ao Canada Grains Council para apoiar uma “Declaração Global de Agricultores sobre a Inovação na Reprodução Vegetal “, exortando os governos a removerem os impedimentos regulamentares à inovação na reprodução vegetal para “avançar soluções de reprodução vegetal para as comunidades rurais, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”.
“Os agricultores precisam de utilizar inovações de ponta para fazer face às alterações climáticas e às crescentes pressões de pragas e doenças, para aumentar a disponibilidade de alimentos seguros e nutritivos e para reduzir o impacto ambiental da agricultura”. As organizações afirmam que “a pandemia COVID-19 expôs a vulnerabilidade dos sistemas agro alimentares a choques inesperados” e advertem que a insegurança alimentar global e a subnutrição podem aumentar”.
“Se quisermos cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de zero fome e melhor nutrição, temos de estar preparados para aumentar a produção de forma sustentável, resistindo ao mesmo tempo a eventos climáticos extremos e mitigando o impacto das alterações climáticas”, insistem, acrescentando que “a inovação no desenvolvimento de plantas é fundamental para ajudar os agricultores a ultrapassar estes desafios e garantir a segurança alimentar global”.
As 36 organizações agrícolas instam os governos a implementar “políticas claras, transparentes, pragmáticas, proporcionais ao risco e globalmente consistentes”, que permitam que os benefícios da inovação na reprodução vegetal os ajudem a alimentar com segurança e sustentabilidade um mundo que enfrenta desafios significativos.
Leia a declaração aqui.