CRISPR | A edição de genoma já tem uma década mas ainda está no inícioBlog

Passaram dez anos desde a descoberta do sistema CRISPR-Cas9 como uma tecnologia de edição de genoma. Desde então, as ferramentas CRISPR e as suas aplicações alteraram profundamente a investigação biológica básica e aplicada.

O advento do CRISPR como uma tecnologia de edição do genoma, juntamente com os avanços nas capacidades computacionais e de imagem, iniciou uma nova era em que as doenças genéticas e as susceptibilidades individuais às doenças são simultaneamente previsíveis e passíveis de ação. Do mesmo modo, os genes responsáveis pelas características das plantas podem ser identificados e alterados rapidamente, transformando o ritmo da investigação agrícola e do melhoramento vegetal.

Os cientistas Joy W. Wang e Jennifer Doudna revêem agora as origens e a utilidade da edição do genoma baseada no CRISPR, os sucessos e as atuais limitações da tecnologia, e onde a inovação e a engenharia são necessárias. Nesta revisão, os autores discutem o estado atual da manipulação genética mediada pelo CRISPR em células humanas, animais e plantas, descrevem importantes avanços no desenvolvimento da tecnologia e fazem previsões sobre o caminho a seguir. Destacam também exemplos específicos na medicina e na agricultura que mostram como o CRISPR já está a ter impactos na sociedade, com oportunidades interessantes para o futuro.

Saiba mais em Science.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español