Gene Drive | Tecnologia pode ser usada em beneficio da agricultura e do controle de doençasBlog

Saiba como é que o Gene Drive, uma tecnologia de edição genética em rápido desenvolvimento, pode ser usado em benefício da agricultura, da conservação da biodiversidade e controle de doenças transmitidas por vetores. Assista à gravação de um webinar do ISAAA que explica como.

Já ouviu falar em ‘Gene Drive’? Esta ferramenta de engenharia genética contorna as ‘regras’ da hereditariedade, aumentando a possibilidade de ‘passar’ um conjunto de genes para a geração seguinte. Se na reprodução sexual normal cada uma das duas versões de um gene tem 50% de probabilidade de ser herdada pela geração seguinte, com o Gene Drive a probabilidade de disseminar uma determinada característica numa população-avo é muito maior.

No webinar intitulado What is Gene Drive?, realizado pelo ISAAA – International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications no dia 10 de junho, dois especialistas da Austrália explicaram como é que o Gene Drive, uma tecnologia de edição genética em rápido desenvolvimento, pode ser usada em benefício da agricultura, da conservação da biodiversidade e controle de doenças transmitidas por vetores.

Um dos investigadores, Paul Thomas, da Universidade de Adelaide, esclareceu como o Gene Drive pode ser usado para mitigar pragas animais (por exemplo roedores) através do controle de populações.

A palestra de Prasad Paradkar, da Organização de Investigação Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO), centrou-se no uso da tecnologia no controlo de doenças transmitidas por vetores, como a malária. 

Como em qualquer tecnologia avançada, a avaliação de risco e a segurança são fatores-chave a serem considerados. Ambos os cientistas concordaram que as medidas de mitigação devem ser desenvolvidas à medida que a tecnologia avança. “Vai ser um grande desafio criar uma chave de segurança que nos permita implantar a tecnologia com segurança dentro de uma população-alvo, porque não queremos erradicar todos os ratos do mundo. As chaves de segurança são muito importantes neste campo de Investigação”, salientou Paul Thomas. “A regulamentação legislativa também é crucial para garantir a segurança ao desenvolver e usar a tecnologia”, frizou Prasad Paradkar.

Este é o primeiro de uma série de webinars do ISAAA que visa ajudar o público a entender a dinâmica da tecnologia Gene Drive. 

 Assista ao webinar do ISAAA e obtenha mais informações sobre Gene Drive aqui. e aqui.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español