Evento | Novas Técnicas Genómicas em debate no Fórum para o Futuro da AgriculturaBlog

As Novas Técnicas Genómicas (NGT), o seu impacto na Estratégia ‘Farm to Fork’ e na mitigação dos efeitos das alterações climáticas é o tema do Workshop de Soluções do Fórum para o Futuro da Agricultura, no dia 26 de maio à tarde, em Santarém e online. O CiB e a ANSEME são parceiros da ELO e da CAP na organização deste evento.

Ao longo deste ano, o Fórum para o Futuro da Agricultura (FFA) organiza conferências regionais e eventos online para discutir a agricultura e o ambiente a nível nacional em toda a Europa. A primeira conferência regional do ano realiza-se em Portugal a 26 de maio, durante a manhã, em formato misto (no CNEMA, em Santarém, e online), para falar de práticas agrícolas no sul da Europa, uso sustentável da água, gestão de habitats agrícolas e aumento dos padrões de sustentabilidade.

À tarde, também em formato misto, terá lugar um ‘Workshop de Soluções em Novas Técnicas Genómicas, que decorrerá em duas sessões intituladas “As NGT são uma das ferramentas para cumprir a estatégia Farm to Fork?” e “O impacto das NGT nas políticas de agricultura, comércio e desenvolvimento da Europa”.

O painel da primeira sessão é constituído por Álvaro Amaro, eurodeputado e Presidente do Intergrupo “Biodiversidade, Caça, Campo” do Parlamento Europeu, Andreas Weber, Diretor do Instituto de Bioquímica Vegetal da Universidade Heinrich Heine e representante da EU-SAGE, Manuel Chaveiro Soares, do Grupo Valouro, e Rui Barreira, responsável pela área de conservação no WWF. O segundo painel inclui Ana Paula Carvalho, Vice Diretora da DGAV, Alexandre Quintanilha, deputado à Assembleia da Repúbilca, Garlich von Essen, secretário-geral da Euroseeds e José Palha, agricultor e Presidente da ANPOC. A abertura será feita pelo Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, as conclusões pela investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, Paula Duque, e o encerramento pelo Presidente da ANSEME, António Sevinate Pinto.

O evento terá tradução simultânea em Português e Inglês.

Para mais informações e registo visite a página do evento.

Sobre o FFA

A conferência anual do Fórum para o Futuro da Agricultura realiza-se todas as primaveras em Bruxelas. Este ano, a conferência anual foi realizada em formato virtual. O objetivo do Fórum é estimular discussões abertas sobre o futuro da agricultura europeia e mundial e avaliar o que deve e o que pode ser alcançado ao longo do tempo, atribuindo igual peso a dois desafios: segurança alimentar e segurança ambiental. O evento de Bruxelas é acompanhado todos os anos por conferências regionais em toda a Europa. O Fórum é agora estabelecido como o principal local de encontro para aqueles que têm interesse no futuro da agricultura e foi dirigido por comissários europeus, eurodeputados, ministros do governo nacional, líderes da indústria, académicos, ONG, organizações internacionais, incluindo a OCDE e a FAO. 

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español