Será moralmente defensável ser contra a modificação genética na agricultura? A resposta a esta pergunta está no documentário ‘Well Fed’, que o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia vai transmitir e debater online no dia 23 de abril, às 15:00. Inscreva-se aqui.
O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia, com o apoio do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, realiza no dia 23 de abril, às 15:00, um evento online para visionamento e debate do documentário holandês ‘Well Fed’, seguido de conversa com o realizador, o produtor, um crítico de cinema, um investigador em melhoramento genético de plantas, uma agricultora produtora de milho transgénico no Alentejo e uma cidadã como a maioria de nós, leiga em alimentos transgénicos.
Tendo como cenário o Bangladesh, ‘Well Fed retrata o impacto económico e social da produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) neste país em desenvolvimento. Para além de testemunhos de agricultores, os cineastas ouviram a opinião de várias pessoas, entre as quais um ex-ativista anti-OGM, um ambientalista da organização internacional Greenpeace e investigadores que trabalham em melhoramento genético de plantas.
Apesar da Ciência mostrar que os OGM são seguros para o ambiente e para a saúde humana, permitindo, além disso, culturas mais resistentes a pragas e doenças, é forte a resistência à utilização da modificação genética na produção de alimentos. Perceber a razão dessa resistência foi o que levou dois amigos a viajar pelo Bangladesh à procura de respostas.