Conferência | Acordo Verde e Novas Técnicas de MelhoramentoBlog

A Plataforma Agriculture & Progress vai realizar no dia 13 de abril a conferência “Técnicas de Melhoramento Vegetal Inovadoras: O Papel Crucial da Agricultura Sustentável para o Cumprimento do Acordo Verde”. As inscrições estão abertas.

Os agricultores dos 28 países da União Europeia enfrentam atualmente vários desafios: produzir alimentos suficientes para uma população em constante crescimento, produzir de uma forma sustentável para enfrentar os efeitos das alterações climáticas, garantir a competitividade num setor exposto aos mercados internacionais, e, ao mesmo tempo, assegurar o seu próprio rendimento. Para enfrentar esses desafios inevitáveis, O desenvolvimento de Novas Técnicas de Melhoramento (NBTs) tem-se revelado crucial para enfrentar estes desafios, não apenas para a comunidade agrícola, mas também para a cadeia da indústria a jusante e, em última instância, para o consumidor.

Recorde-se que em 2018 o Tribunal de Justiça Europeu decidiu que a mutagénese deve estar sujeita à legislação dos OGM. Entretanto, a Comissão Europeia foi incumbida pelo Conselho da UE de realizar um estudo sobre as NBT até 30 de abril de 2021 e de apresentar uma proposta, se necessário, acompanhada de uma avaliação de impacto.

Com esta conferência, a Plataforma Agriculture & Progress pretende fornecer uma compreensão sólida do uso prático das NBT e incentivar o debate sobre o caminho a seguir do ponto de vista da decisão política. Sob o patrocínio do eurodeputado italiano Paolo De Castro, este encontro decorrerá em formato online, entre as 14:00 e as 15:00 (hora de Portugal continental).

Registe-se aqui.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español