Gripe aviária | Como pode o CRISPR salvar as aves?Blog
Créditos: Brett Jordan / Unsplash

Uma empresa em Israel está a trabalhar com a ferramenta de edição de genomas CRISPR para tornar as aves resistentes à gripe aviária. A utilização desta tecnologia poderá por fim ao enorme prejuízo pelo abate em massa dos animais infetados e dos que se encontram nas proximidades.  

A gripe aviária é uma doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1), que se hospeda sobretudo em aves, mas também pode infetar diversos mamíferos. Quando é detetada, as aves que se encontram num determinado perímetro (definido na lei) têm de ser abatidas, independentemente de estarem infetadas, o que resulta em graves prejuízos para os produtores.

Mas estas perdas podem ser evitadas no futuro. A empresa israelita EggXYt considera insuficientes as ações de vacinação e as medidas de biossegurança com que alguns países tentam prevenir todos os surtos e por isso reuniu uma equipa internacional de biólogos moleculares especialistas em ciência avícola e com experiência em edição de genes. Os investigadores estão a usar a tecnologia CRISPR para tornar as aves geneticamente imunes à gripe aviária, numa primeira fase, e a outras doenças, numa fase posterior.

Em declarações ao Poultry World, o CEO e co-fundador da EggXYt, Yehuda Elram, afirma que “esta é a primeira vez que vamos implantar metodologias de RNAi (de interferência) numa solução criada por nós. Vamos editar genes do genoma da galinha que não codificam proteínas em si, mas regulam a expressão de outras proteínas (…) Vamos redirecionar esses genes para atingir o próprio vírus [Influenza], evitando que ele se replique na célula.”

Uma vez que as alterações no genoma são mínimas, Elram espera que “os processos de aprovação regulatória sejam céleres e que o produto chegue ao mercado”, lê-se no Poultry World.

A gripe aviária é um problema para os produtores de aves em todo o mundo. Veja no Poultry World o mapa mundial dos surtos.

Mais informações no Poultry World e no site da EggXYt.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español