Edição do genoma | Para que servem os TALEN?Blog

Expostas constantemente a stresses bióticos e abióticos, as plantas não dispensam a ajuda das novas tecnologias de precisão e de melhoramento molecular para facilitar a sua capacidade de reprodução.  Uma dessas tecnologias são os chamados TALEN.

Além do desenvolvimento de dispositivos digitais inovadores, como sensores, detetores e robótica, e de tecnologias de gestão e controlo preciso e mais eficiente do sistema de produção, os investigadores têm trabalhado continuamente na criação de ferramentas e práticas inovadoras que permitem melhorar a produtividade das plantas. Exemplos dessas ferramentas são o sistema CRISPR (clustered regularly interspaced short palindromic repeats),  ZFNs (zinc-finger nucleases), Homing Endonucleases (HEs) e Meganucleases, e TALEN (transcription activator-like effector nucleases).

Destas, as mais conhecidas e populares são os CRISPRs, que permitem editar o genoma das plantas com uma altíssima precisão. No entanto, os TALEN, além de extremamente precisos, apresentam recursos adicionais, podendo direcionar qualquer sequência de DNA, discriminar entre alvos de DNA metilados e não metilados e modificar o DNA em organelas celulares, como por exemplo as mitocôndrias.

Em plantas, os TALEN podem usados para as proteger dos efeitos das alterações climáticas. Como? Através da edição de genes que aumentam a proteção contra pragas e doenças e a resiliência a condições ambientais severas, como seca e salinidade. E em produtos derivados das plantas agrícolas, têm também sido usados para melhoria da qualidade.  

Soja, trigo, milho, arroz e batata, cana de açúcar e algas para biodiesel, fermentos, mosca da fruta, lombrigas, grilos, peixe-zebra, rãs, ratos, porcos, vacas, bichos-da-seda e mamíferos são exemplos de aplicação dos TALEN.  

Saiba mais na Pocket K No. 59, disponível para download no site da ISAAA.

Informações interessantes também aqui:

Siga o CiB no Twitter, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn. No CiB, comunicamos biotecnologia.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español