Bangladesh | Beringela Bt permite produção seis vezes maior do que a variedade convencionalBlog

beringela

No Bangladesh, a beringela é das culturas mais importantes para a agricultura de subsistência, mas antes da aprovação, no País, do cultivo da Beringela Bt, uma variedade geneticamente modificada, os agricultores perdiam uma boa parte da produção por causa de uma larva de inseto que pode destruir 45% de uma colheita. Com a beringela geneticamente modificada, a produtividade aumentou seis vezes.

Os agricultores de subsistência no Bangladesh ganham a vida produzindo e vendendo beringela. A maior ameaça à sua produção é uma larva de inseto que tem a capacidade de destruir metade de uma plantação.

Para combater a praga, os agricultores necessitavam de aplicar brandes quantidades de inseticidas, fazendo entre 80 a 100 pulverizações por estação, o que equivale a uma aplicação a cada dois dias durante três meses.

Mas desde que, em 2014, os decisores políticos alteraram a legislação, permitindo a produção da Beringela Bt – uma variedade geneticamente modificada que produz uma proteína natural tóxica unicamente para a praga-, esse cenário começou a mudar para melhor. Os agricultores não só reduziram substancialmente a utilização de agroquímicos como viram aumentar os seus ganhos seis vezes mais, o que deitou totalmente por terra as alegações de que no Bangladesh a beringela Bt foi um fracasso.

Ouça o testemunho do agricultor e líder da organização Farming Future Bangladesh, Arif Hossein, em mais um podcast do investigador Kevin Folta, da Universidade da Flórida, EUA.

Siga o CiB no Twitter, no Facebook e no LinkedIn. No CiB, comunicamos biotecnologia.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español