Relatório |Os desafios da agricultura e da investigação em plantas na UEBlog


O ambiente político dominante na União Europeia impede os agricultores de enfrentar adequadamente os desafios que o setor agrícola enfrenta atualmente e enfrentará no futuro. Mas as soluções para esses desafios existem, como garante John McDougall, autor do Relatório The challenges facing agriculture and the plant science industry in the EU. É preciso é que a legislação que regulamenta o uso da biotecnologia seja mais aberta.

Os agricultores da União Europeia enfrentam enormes desafios para aumentar a produção de forma sustentável. Mas, de acordo com John McDougall, autor do Relatório The challenges facing agriculture and the plant science industry in the EU, “o ambiente político que se vive atualmente na EU e a legislação que regulamenta o uso da biotecnologia no setor fazem com que os agricultores tenham um acesso mais limitado a ferramentas agrícolas modernas, estagnando a produtividade e o desenvolvimento agrícola na Europa.”

McDougall, que tem mais de 30 anos de experiência em análise de mercados e empresas de importação, garante num artigo de opinião publicado na rEvolution (newsletter da Europabio) que “se o ambiente político imprevisível permanecer na Europa surgirão novas reduções na disponibilidade de produtos fitofarmacêuticos e de sementes transgénicas”, reduções essas que serão impulsionadas por uma regulamentação nada sustentada em riscos reais.

E enquanto a Europa está impedida de utilizar a tecnologia já disponível, à força de leis demasiado restritivas, a produção agrícola em muitos países, como Estados Unidos, Brasil e China, está a aumentar devido à adoção de novas tecnologias que melhoram, potenciam e protegem as culturas.

Uma vez a EU depende de importações de produtos agrícolas, o afastamento das normas por parte da EU e dos seus parceiros comerciais, prevê McDougall, “poderia ter um impacto significativo no comércio”, “com implicações negativas para os consumidores e agricultores da UE.”

Mas McDougall, no seu relatório, não aponta só constrangimentos, também apresenta soluções para os desafios que a agricultura atual enfrenta. Uma dessa soluções é a adoção de novas tecnologias com potencial para melhorar e aumentar de forma sustentável a produção de alimentos.

Leia AQUI o relatório The challenges facing agriculture and the plant science industry in the EU , que John McDougall fez em co-autoria com Matthew Phillips, ambos da Agbioinvestor, e AQUI o artigo de opinião assinado por J. McDougall na Green Biotech rEvolutions Newsletter, da EuropaBio.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español