Descoberta estrutura de proteínas que editam genes
5 Janeiro 2012 – Science Daily
Investigadores descobriram como um grupo de proteínas de bactérias encontram e se ligam a sequências especificas de DNA de plantas. Primeiro mostraram que essas proteínas se podem fundir a enzimas que alteram o DNA, de forma a manipularem genes ou funções de genes. Essas proteínas, às quais chamaram TALEN podem ser usadas para a melhor compreensão da função de genes em plantas e animais.
O facto de ser possível ligar estas proteínas a sequências especificas de DNA ajudou a demonstrar, numa série estudos paralelos, a sua utilidade em muitos tipos de células diferentes, incluindo em células estaminais.
Actualmente, a investigação está a ser realizada no sentido de determinar qual é a estrutura 3D destas proteínas. Conhecer a forma em três dimensões das TALEN e a forma como elas interagem com o DNA, permitirá compreender a sua bioquímica, ou seja, a capacidade das TALEN reconhecerem e se ligarem a sequências especificas de DNA.
Os investigadores poderão prever com maior eficácia onde as TALEN se podem ligar e até conseguir evitar que se liguem em locais do DNA, de forma a melhorar algumas características de plantas e animais ou tratar doenças genéticas humanas.
As descobertas que têm vindo a ser realizadas sobre as proteínas TALEN foram publicadas na revista Science.