Comissão Europeia
Sustentabilidade para a BioEconomia na Europa
13 Fevereiro 2012 – Comissão Europeia
A Comissão Europeia adoptou uma estratégia para mudar a economia na Europa com o objectivo de a direccionar no sentido da utilização renovável e mais sustentável de recursos.
A Europa necessita de recursos biológicos renováveis para que haja maior segurança dos alimentos e rações, matérias-primas, energias e outros produtos. O plano estratégico delineado pela Comissão Europeia “Innovating for Sustainable Growth: a Bioeconomy for Europe” defende uma abordagem coerente, transversal a diferentes sectores, que pretende promover uma economia com menor produção de emissões de carbono, reconciliando as exigências da sustentabilidade agrícola, pescas, segurança alimentar e utilização de recursos biológicos com objectivos industriais, enquanto assegura a protecção da biodiversidade e do ambiente.
O plano destaca três aspectos chave:
- Desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a BioEconomia
- Desenvolvimento de mercados e competitividade nos sectores BioEconómicos
- Promover a aproximação e interacção entre decisores políticos e parceiros BioEconómicos
A Comissária Europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, declarou que “a Europa necessita de fazer a transição para uma economia pós-petróleo. O melhor uso dos recursos renováveis não é mais uma opção, é uma necessidade”. Segundo a Comissária, a Europa deve conduzir essa transição na sociedade através da investigação e da inovação. “Será bom para o ambiente, segurança alimentar e energética e para a competitividade Europeia”, declarou ainda.