Como herdam as células a informação que não está contida nos genes?Blog

A importância de fazer cópias na altura certa

Como herdam as células a informação
que não está contida nos genes

12 Dezembro 2011 – IGC | Alphagalileu

Num estudo publicado na conceituada revista científica Developmental Cell, Lars Jansen e a sua equipa, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Portugal, mostraram que os processos de duplicação de ADN e de duplicação de CENP-A – a proteína que conduz  a duplicação do centrómero durante a divisão celular –  são controlados pelo mesmo complexo, que opera como um relógio molecular, impelindo a progressão sequencial das diferentes fases do ciclo celular.

As proteínas Cdk (cyclin-dependent kinases, em inglês), são componentes chave deste complexo: quando estão ativas (antes de se iniciar a mitose), o ADN é duplicado e a duplicação de CENP-A (isto é, dos centrómeros) é inibida. Reciprocamente, quando as proteínas Cdk estão inativas (a seguir à mitose), CENP-A é duplicado, mas a duplicação do ADN está bloqueada. Fazendo uma analogia com o ciclo diurno, é como se o DNA se duplicasse à meia noite, e o centrómero ao meio dia, graças ao controlo das proteínas Cdk.

Os investigadores do IGC chegaram a este modelo elegante através de uma série elaborada de experiências em que inibiram a atividade de Cdk em células humanas e de galinha, em determinados instantes. Verificaram que conseguiam enganar as células, induzindo-as a produzirem centrómeros novos, mesmo enquanto duplicavam o seu ADN. “Era como se as células estivessem com jet-lag,” diz Lars Jansen.

Ler  mais através do IGC (em Inglês) e do AlphaGalileu (em Português)