Guia para Comunicadores e Jornalistas – Genes are Gems: Reporting Agri-BiotechnologyBlog

Guia para Comunicadores e Jornalistas
Genes are Gems: Reporting Agri-Biotechnology

2006  – ICRISAT e ISAAA


A publicação Genes are Gems: Reporting Agri-Biotechnology tem como principal objectivo ser uma referência para os jornalistas de ciência na área da biotecnologia aplicada à agricultura.

Segundo o director de comunicação do ICRISAT e principal editor, Rex L. Navarro, este guia dá algumas linhas de orientação para a produção de boas histórias de ciência. Para além de uma abordagem aos temas relacionados com a agrobiotecnologia (que vai além das tecnologias de engenharia genética e organismos geneticamente modificados), este guia foca os princípios gerais e técnicas de comunicação e do jornalismo científico. Inclui um glossário e fontes adicionais de informação.

Os jornalistas fazem parte do público-alvo, mas este guia dirige-se também aos colaboradores dos gabinetes de comunicação e relações públicas de instituições científicas e de instituições governamentais. A publicação surgiu da compilação de informação partilhada numa série de seminários/workshops para os media, que tiveram a finalidade de esclarecer aspectos relacionados com diferentes temáticas, em especial a produção e utilização dos organismos geneticamente modificados.  O ICRISAT, o ISAAA e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram responsáveis pela organização destas sessões de formação, que decorreram na Ásia e em África a partir de 2004. Nas sessões estiveram presentes jornalistas da Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Nigéria, Mali, Senegal, entre outros países. Os formadores são especialistas internacionais de biotecnologia provenientes de instituições internacionais, nacionais ou regionais

Download do Guia

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español