Investigadores mostraram como uma planta
geneticamente modificada é produzida naturalmente
8 Novembro 2010 – Science Daily
As plantas geneticamente modificadas podem aparecer na natureza através de meios naturais. Uma investigação realizada por um grupo da Universidade de Lund, na Suécia, descreveu a forma como formas de engenharia genética da natureza em plantas superiores, havendo transferência de genes mediada por parasitas ou patogénios.
Um dos argumentos dos grupos anti-transgénicos é que a transferência de genes de um organismo para outro de uma espécie diferente não é natural. Contudo, mais um trabalho de investigação demonstra que existe a modificação genética ocorre naturalmente entre as plantas selvagens.
Os investigadores descobriram que um gene codificado para a enzima PGiC foi transferido para uma relva da espécie Festuca ovina a partir da espécie Pôa-dos-pântanos da espécie Poa palustris. A análise de DNA mostrou que apenas uma pequena parte dos cromossomas foi transferida.
Esta foi a primeira vez que se comprovou um caso de transferência horizontal de um gene com uma função conhecida no núcleo de uma planta superior para outra de uma espécie diferente. Os resultados desta investigação foram publicados na revista PlosOne.