Artigo de Revisão
Tempo de Cultivar
Dos Modelos Biológicos à Agrobiotecnologia
Ao longo do tempo têm sido utilizadas espécies modelo para desenvolver investigação. Com os avanços no conhecimento da biologia molecular é necessário investigar com maior intensidade esses modelos biológicos para compreender o funcionamento global dos mecanismos biológicos em conjunto. A espécie Arabidopsis thaliana é um dos modelos biológicos vegetais mais conhecidos.
Com a sequenciação completa dos genomas de outras plantas aparecerão outras espécies modelos para investigação ao nível molecular, incluindo plantas utilizadas na agricultura.
A revista científica Crop Breeding and Applied Biotechnology publicou um artigo de Vagner Augusto Benedito que faz uma revisão sobre a utilidade de modelos biológicos para a compreensão dos mecanismos que “orquestram” a vida, abordando os benefícios que a área de melhoramento vegetal terá com este tipo de estudos. Isto porque através da sequenciação dos seus genomas é possível avançar muito mais rapidamente nos programas de melhoramento de plantas utilizadas na Agricultura em todo o mundo.
Download do Artigo
Time to crop:
jumping from biological models to crop biotechnology