Nature: Proposta para alterações na regulamentação dos alimentos transgénicosBlog

Artigo de Opinião na Nature

Proposta para alterações na regulamentação
dos alimentos transgénicos

13 Agosto 2010 – CiB Brasil

Segundo o autor, Ingo Potrykus, legislações com exigências injustificadas impedem que as culturas geneticamente modificadas salvem milhões de pessoas.

Um artigo publicado na revista científica Nature traz a análise do director do projeto Golden Rice Humanitarian, Ingo Potrykus, sobre a regulamentação mundial dos produtos geneticamente modificados (GM). Potrykus, em parceria com Peter Beyer, foi um dos inventores da tecnologia do arroz dourado (variedade transgénica que produz o nutriente betacaroteno, que é convertido em Vitamina A no organismo humano e que não está presente no arroz convencional). A deficiência de Vitamina A afeta principalmente a visão, podendo levar à cegueira.

Segundo o artigo, as culturas geneticamente modificadas podem salvar milhões de pessoas da fome e da desnutrição, se antes se conseguirem livrar do excesso de regulamentação. “O Arroz Dourado já está pronto desde 1999, mas só deve chegar ao mercado em 2012”, afirma Potrykus. Para o investigador, esta situação deve-se à legislação excessivamente rigorosa dos produtos GM. O mesmo não acontece com novas plantas obtidas através de métodos tradicionais de cultivo, embora também tenham seu genoma modificado.

LER mais

Ler artigo na Nature