Investigação – Borboletas não-alvo pouco afectados pelo milho transgénico MON810Blog

Investigação
Borboletas não-alvo pouco afectados pelo milho transgénico MON810

7 Janeiro 2010 – GMO Safety

O milho geneticamente modificado MON810 expressa uma proteína Bt Cry1Ab para evitar o ataque da broca do milho, uma lagarta considerada uma praga que afecta gravemente as plantas de milho e a sua produtividade. Uma vez que essas lagartas pertencem ao grupo das borboletas nocturnas, então poderia supor-se que este tipo de milho Bt pode afectar também outras espécies de borboletas. Contudo, com excepção das brocas do milho, o milho não é uma fonte de alimento importante para as restantes espécies de borboletas na Europa.

Neste contexto, investigadores de institutos da Alemanha, do Reino Unido, Espanha, Itália e Húngria desenvolveram um modelo matemático para calcularem o risco do milho geneticamente modificado afectar populações de borboletas não-alvo. Os investigadores seleccionaram duas espécies de borboletas diurnas ( Inachis io e  Vanessa atalanta) e uma borboleta noctura (Plutella xylostella) para o estudo e seleccionaram 11 regiões representativas na Europa onde é cultivado milho geneticamente modificado MON810 para realizar o estudo.

Os impactos desse tipo de milho transgénico naquelas espécies de borboletas foi muito reduzido, sendo quatro vezes inferior ao estimado em estudos anteriores.

Os resultados desta investigação foram publicados na revista Proceedings of the Royal Society B – Biological Sciences.

Ler mais