Comissão Europeia aprova milho GM MIR604
30 Novembro 2009 – GMO Compass
A Comissão Europeia aprovou o milho geneticamente modificado (GM) MIR604 para importação e processamento, excluindo o seu cultivo nos países da União Europeia (UE). Este tipo de milho foi modificado para produzir uma proteína Bt que permite que as plantas de milho resistam ao ataque de pragas de insectos. Este milho tem sido cultivado nos Estados Unidos da América (EUA) e no Japão.
A Comissão Europeia (CE) aprovou o MIR604 com base na avaliação da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).
Esta aprovação permitirá agora a importação de soja dos EUA para o espaço da UE, que esteve bloqueada durante vários meses, uma vez que ínfimas quantidades deste tipo de milho estavam presentes nos lotes de soja. As importações de soja provenientes dos EUA estiveram por este motivo comprometidas, já que foram constantemente recusadas. A probabilidade de haver presença adventícia de outros cereais nos lotes de soja é grande, porque se podem misturar acidentalmente ao longo dos processos de colheita e transporte.
Caso exista presença de alguma planta não autorizada na UE, mesmo que em quantidades ínfimas, a entrada dos lotes são recusados. Este ano, ocorreram inúmeras situações de recusa de lotes oriundos dos EUA, o que gerou a recusa de 200.000 toneladas de soja pela UE. Consequentemente, a distribuição de soja à União Europeia foi interrompida pelos comerciantes deste produto.
Segundo os representantes da industria de rações, que há muito avisavam para o problema da escassez de rações por falta de soja, estas entregas eram absolutamente fundamentais para a produção animal na UE.