Portugal “propício” ao Desenvolvimento da BiotecnologiaBlog

Estudo
Portugal “propício” ao Desenvolvimento da Biotecnologia

19 Outubro 2009 – Lusa | DN

Portugal é um dos países europeus com empresas de biotecnologia em operação há mais anos, o que evidencia um ambiente “mais propício” ao desenvolvimento do sector, segundo um estudo da associação EuropaBio.

Esta é uma das conclusões do estudo divulgado no IV Encontro Nacional de Empresas de Biotecnologia, que juntou empresários, académicos e investidores para debater “estratégias para o futuro” e que tem em conta o facto de Portugal ser um dos países europeus que mais tem apostado nesta área.

“O BIOMEET 2009 surge num momento de elevada dinâmica e franco desenvolvimento deste sector em termos nacionais e internacionais”, refere a Associação Portuguesa de Bioindústrias (APBio), responsável pela organização da iniciativa.

Segundo um estudo da Critical para a EuropaBio “Biotechnology in Europe: 2006 Comparative Study”, Portugal, Finlândia, Hungria, Irlanda, Suíça e Reino Unido são os países europeus que apresentam empresas de biotecnologia com maior antiguidade, o que evidencia um ambiente mais propício ao desenvolvimento deste sector.

O evento contará com um espaço para a apresentação de empresas portuguesas de biotecnologia e um outro para debater o acesso ao financiamento.

A biotecnologia é o conjunto de tecnologias avançadas que permitem a descoberta e utilização dos segredos da vida desde os genes até ao complexo funcionamento do corpo humano, passando pelo estudo e utilização de microrganismos em processos industriais como substituintes de reacções químicas. Esta área tem aplicação nos campos da saúde, agricultura, indústria química e alimentar e protecção do ambiente.

LER MAIS

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español