Genómica garante melhores resultados na arte do vinhoBlog

Genómica garante melhores resultados na arte do vinho

9 Setembro 2009 – Eurekalert!

Produzir vinho é uma arte, mas não só. Os produtores estão a aumentar a utilização do conhecimento científico para assegurar a elevada qualidade dos produtos. As mais recentes investigações na área da genómica para desvendar as funções dos genes das videiras e das leveduras, fundamentais para o desenvolvimento da produção vitivinícola, uma industria muito importante para a economia de algumas regiões em todo o mundo.

Uma equipa de investigadores de institutos de diferentes países está a realizar um projecto que consiste na utilização da genómica com o objectivo de identificar biomarcadores de proteínas que possam ser utilizadas para monitorizar a forma como o vinho e as uvas respondem a alterações provocas por actividades humanas e pelo ambiente.

Actualmente, os produtores monitorizam o que se passa em relação a caracteristicas como o pH e os níveis de açúcares para estimar as datas das colheitas, mas nunca antes do seu desenvolvimento. Não existe a possibilidade de monitorizar os impactos de técnicas como a fertilização e a irrigação têm na maturação das uvas e no desenvolvimento do sabor em cada estação.

Todas as técnicas utilizadas para a produção de vinho afectam o sabor e a composição de aminoácidos, mas os produtores não fazem ideia dos motivos.

Uma excelente aplicação prática da genómica será a criação de uma ferramenta que ajude os produtores a monitorizar as proteínas do vinho e das uvas a qualquer momento antes da colheita com o objectivo de perceber quando devem ser utilizadas determinadas práticas agrícolas e, ainda mais importante, como devem ser utilizadas.

LER MAIS

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español