Investigação em porco
Nova fonte de células estaminais pluripotentes
Investigadores chineses obtiveram células estaminais pluripotentes – capazes de se desenvolver em qualquer tipo de tecido corporal – a partir de células de porcos. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Molecular Cell Biology.
O estudo pode ajudar no estabelecimento de modelos para doenças genéticas humanas, na produção de órgãos animais para transplante em seres humanos e no desenvolvimento de animais resistente a doenças.
Lei Xiao, coordenador do laboratório do Instituto de Bioquímica e Biologia Celular de Xangai, na China, e outros colegas induziram a reprogramação de células pluripotentes da orelha e da medula espinhal de porcos.
A partir da indução de células pluripotentes será mais fácil o desenvolvimento de células estaminais embrionárias originárias de porcos ou de embriões de outros ungulados.
O porco é uma espécie semelhante ao homem na sua estrutura e função, sendo as dimensões dos orgãos muito semelhantes. As células estaminais pluripotentes de porcos serão por isso muito úteis, como por exemplo na produção de exemplares geneticamente modificados para transplantes de órgãos para humanos.