Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Parceiros Científicos
do CiB

Publicação - Biotecnologia das plantas

PUBLICAÇÃO

Biotecnologia das plantas 
Benefícios para o ambiente, consumidores, agricultores

e para competitividade europeia – agora e no futuro


CapaGBE

 

31 de Janeiro de 2007

Biotecnologia das Plantas é uma publicação editada em Portugal pelo CiB – Centro de Informação de Biotecnologia –, em colaboração com a Green Biotechnology Europe da Europabio - European Association for Bioindustries.


A agricultura conhece actualmente a mais célere adopção à inovação no cultivo de plantas com a utilização das variedades obtidas por engenharia genética. As culturas geneticamente modificadas (GM) e os alimentos delas derivados estão disponíveis há mais de 10 anos e a sua utilização está a aumentar em todos os continentes.
Na Europa e no resto do mundo, uma intensa e inovadora investigação na área da tecnologia das plantas GM está a ser levada a cabo, quer no sector público quer no sector privado.

Os próximos anos trarão produtos que disponibilizam novas vantagens e mais benefícios directos – aos consumidores, aos comerciantes e aos agricultores – e que irão aumentar a competitividade, a saúde das pessoas, a qualidade dos alimentos disponíveis e a sustentabilidade da agricultura.

Esta publicação de 8 páginas apresenta um resumo dessas vantagens, assim como as oportunidades e os benefícios que as tecnologias da engenharia genética disponibilizam à agricultura, para que faça face aos desafios e às exigências da sociedade europeia. Com o objectivo de apresentar uma visão precisa das vantagens da biotecnologia de plantas dãose exemplos de produtos disponíveis comercialmente e de produtos que estão numa fase avançada de desenvolvimento. Estes produtos podem, ou não, chegar à futura comercialização.

 

    • DOWNLOAD da Publicação - Biotecnologia das Plantas