Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Parceiros Científicos
do CiB

A utilização de OGMs poderia beneficiar a Europa em 443 a 929 milhões de euros por ano

 

COMUNICADO

A utilização de OGMs poderia beneficiar a Europa
em 443 a 929 milhões de euros por ano

- 10 Conclusões do Encontro Biotecnologia para Agricultura Portuguesa - 

 11 de Julho de 2011

campomilho

Foram hoje publicadas as principais conclusões do encontro internacional "Biotecnologia para a Agricultura Portuguesa" realizado em Elvas (Portugal), no dia 7 de Julho de 2011. Participaram mais de 90 agricultores, técnicos agrícolas, comerciantes de sementes, produtores agro-limentares e investigadores.

Segundo a Direcção do CiB - Centro de Informação de Biotecnologia, entidade sem fins lucrativos responsável pela organização do encontro: "esta reunião foi fundamental para o futuro Sustentável da Agricultura em Portugal".

Pedro Fevereiro, Presidente da Direcção do CiB: "A Europa e Portugal têm que alterar a sua posição relativamente à aprovação das variedades transgénicas vegetais, permitindo aos agricultores a oportunidade de utilizar estas plantas. Na situação actual de défice de produção, estas variedades são umas das ferramentas que podem fazer a diferença, assumindo que estas que não apresentam riscos acrescidos quer para a saúde humana, quer para o ambiente, e sendo claro que permitem aumentar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

A avaliação conjunta e autorização síncrona com os restantes países produtores é essencial para se evitarem roturas de stocks de matérias primas fundamentais às indústrias alimentar e agro-pecuária".

O CiB - Centro de Informação de Biotecnologia, organizador do encontro, contou com a participação e apoio de diversas instituições oriundas de Portugal, Espanha e Brasil.

 

CONCLUSÕES E INFORMAÇÕES ADICIONAIS