Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Parceiros Científicos
do CiB

II Workshop para Jornalistas e Comunicadores de Ciência - Biotecnologia e Sociedade: Células staminais e Saúde Humana

COMUNICADO

II Workshop para Jornalistas e Comunicadores de Ciência
Biotecnologia e Sociedade: Células Estaminais e Saúde Humana

 17 de Abril de 2008

Cartaz-Workshop-JornalistasCelEstaminais2


No passado dia 17 de Abril de 2008, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia organizou, em Oeiras, o II Workshop “Biotecnologia e Sociedade” para jornalistas, estudantes de jornalismo e comunicadores de ciência, desta vez dedicado ao tema “Células Estaminais e Saúde Humanas”.

À conversa com os 15 participantes estiveram Pedro Cruz, investigador de aplicações terapêuticas de células estaminais e director científico da empresa EcBio, e Jorge Soares, professor catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Lisboa e director do Serviço de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Pedro Cruz fez uma breve introdução ao conhecimento científico existente actualmente, principalmente ao nível do potencial de utilização clínica, as suas limitações e as perspectivas em relação ao futuro.

Jorge Soares abordou questões éticas, desafiando os presentes para uma reflexão sobre se a investigação em células estaminais embrionárias humanas estará a provocar uma revolução cultural. O médico e especialista em Bioética focou a legislação e restrição da utilização, as implicações éticas e políticas na Europa e nos Estados Unidos da América e os impactos sociais e económicos destas novas tecnologias.

O CiB considera fundamental contribuir para o esclarecimento técnico, científico e ético das diferentes áreas da Biotecnologia, de profissionais e estudantes das áreas de comunicação para o público, estando a preparar um terceiro workshop para o final de 2008 sobre uma área emergente, a BioNanotecnologia.

Tal como no primeiro workshop, realizado em 2007, a organização contou com o apoio e instalações do ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica.

CONSULTAR GALERIA DE FOTOGRAFIAS