Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Parceiros Científicos
do CiB

EFSA - Ausência de material geneticamente modificado em animais alimentados com rações transgénicas

COMUNICADO

Declaração da EFSA
Ausência de material geneticamente modificado em animais
alimentados com rações transgénicas
 

 26 de Julho de 2007

efsa

Um grande número de estudos experimentais têm demonstrado que não foram detectadas nos tecidos, fluidos ou produtos provenientes de animais domésticos, fragmentos de DNA ou proteínas recombinantes de plantas  geneticamente modificadas utilizadas em rações.

Foi desta forma que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) concluiu uma declaração, publicada recentemente, sobre o destino de DNA e de proteínas recombinantes em carne, leite e ovos com origem em animais alimentados com rações que incluíam variedades vegetais transgénicas na sua constituição.

O DNA recombinante é qualquer porção de DNA, manipulado pelo homem, inserida por transgénese no genoma de um organismo. A finalidade mais comum deste processo é dotar o organismo transgénico da capacidade de sintetizar uma proteína previamente inexistente que lhe confira uma nova característica pretendida.

A declaração da EFSA foi publicada no seguimento de um pedido de esclarecimento da Comissão Europeia, em 15 de Março de 2007, relativamente à necessidade de rotular alimentos como carne, leite e ovos, provenientes de animais alimentados com rações que incluem materiais vegetais geneticamente modificados.

MAIS INFORMAÇÕES