Portuguese English French German Italian Russian Spanish

do CiB

Conversas sobre Agrobiotecnologia

Conversas sobre Agrobiotecnologia
O Impacto da Biotecnologia na Agricultura:
Perspectivas para Portugal

5 de Abril de 2006

Agrobiotec1

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia e a Associação Viver a Ciência organizam, no dia 5 de Abril, o evento “O Impacto da Biotecnologia na Agricultura: Perspectivas para Portugal”.

14h00 – Sessão de Abertura
14h10 – Agrobiotecnologia: pontos de vista técnico-científicos - Sofia Duque
15h00 – Agrobiotecnologia: pontos de vista políticos, sociais e económicos - Pedro Fevereiro
15h50 – Intervalo para café
16h10 – Conversas e debate - Moderadora: Isabel Sarmento
17h00 – Sessão de encerramento

O evento realiza-se no Auditório do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e tem como objectivo a divulgação dos conhecimentos técnico-científicos que suportam a agrobiotecnologia, assim como o debate dos aspectos políticos, sociais, económicos relacionados com esta temática. Esta acção destina-se essencialmente a pessoas com actividade e responsabilidade política.

A utilização da biotecnologia e, em especial, da agrobiotecnologia depende de conhecimentos e competências já disponíveis, mas também de outros factores como as políticas de investimento e de preços, as políticas de segurança alimentar e ambiental e a percepção das novas tecnologias por parte da sociedade.

A agrobiotecnologia tem gerado grande emotividade e controvérsia, principalmente, nas sociedades dos países desenvolvidos. Ao longo dos últimos anos, têm existido fortes campanhas de organizações activistas contra a utilização da biotecnologia na agricultura. A utilização destas novas tecnologias está assim fortemente condicionada pela existência de divulgação científica, debate e esclarecimento do público, de educadores, de agricultores e, em particular, da classe política, já que os seus membros têm elevado poder de decisão e influência junto da sociedade.

Com o objectivo de contribuir para a promoção do esclarecimento das temáticas relacionadas como a agrobiotecnologia, o CiB e a Viver a Ciência convidaram para participar nestas “Conversas com Política” os deputados da Assembleia da República, membros de partidos políticos, organizações de agricultores, responsáveis por entidades públicas e privadas relacionadas com agricultura, alimentação e ambiente e ainda cientistas desta área de investigação.

Esta é a primeira iniciativa conjunta das duas associações que têm como objectivos a organização de acções de esclarecimento ao público em geral, e em particular a decisores políticos. O CIB tem-se dedicado a questões relacionados com a Biotecnologia e a Associação Viver a Ciência tem vindo a desenvolver actividades de divulgação da Ciência abrangendo diferentes áreas conhecimento.

PROGRAMA E MAIS INFORMAÇÕES

APRESENTAÇÃO de Margarida Trindade, Coordenadora da Viver a Ciência

APRESENTAÇÃO de Pedro Fevereiro, Presidente do CiB

APRESENTAÇÃO de Sofia Duque, investigadora do ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica