Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Parceiros Científicos
do CiB

Documentário na TV - "Milho"

 

Documentário na TV - "Milho"

12 de Dezembro de 2012 - RTP2

2009-Milho-Documentario

Pedro Fevereiro, investigador de biotecnologia vegetal e presidente do CiB - Centro de Informação de Biotecnologia - foi entrevistado para "Milho", um documentário da autoria dos cientistas e investigadores Élio Sucena, Ana Larcher Carvalho e Shrikesh Laxmidas. Foi realizado por José Barahona, produzido pela Filmes do Tejo, com co-produção da MPC & Associados (Brasil), financiado pela  FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a participação de Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva, Poci / União Europeia, Programa Ibermedia e RTP 2.

Este documentário, que recebeu o Prémio CineEco em Movimento 2009, lança um olhar sobre a influência transversal da ciência e da tecnologia na nossa história, quotidiano e percurso comum enquanto civilização. Estamos no limiar de uma nova mudança à escala global com o surgimento da tecnologia dos organismos geneticamente modificados. De que forma pode a história do milho ajudar-nos a descodificar a vasta teia de acontecimentos históricos, sociais, culturais, económicos, científicos e políticos associados ao impacto da ciência e das tecnologias na organização das nossas sociedades? Será a tecnologia de transgénicos verdadeiramente perigosa para a saúde e para o equilíbrio ecológico? Ou estaremos apenas perante mais uma fase na evolução tecnológica que permitirá reduzir o impacto ambiental, aumentar a produtividade agrícola e erradicar a fome?

Um documentário rodado em Portugal, Estados Unidos, México e Brasil, com entrevistas a peritos internacionais em diversas áreas cientificas e com a participação especial de Custódia Gallego e João Pedro Cary.

 

SINOPSE
D. Ana prepara uma salada de milho para a sua família. Na televisão as notícias são contraditórias: alguns pregam os benefícios das novas variedades de milho transgénico e outros, pelo contrário, levantam questões catastróficas em relação a este novo avanço tecnológico. D. Ana fica sem saber o que é ou não seguro para alimentar a sua família... Mas a história do milho não começou aqui. Ela é parte integrante da forma como evoluiram as nossas civilizações. Tomando o milho como "personagem" principal, este filme fala-nos da influência da tecnologia nas formas de viver das nossas sociedades, no passado, presente e futuro.

 

WEBSITE OFICIAL

VÍDEO (ABERTURA)