ESCLARECIMENTO
Estudo de Séralini que sugere toxicidade de milho transgénico
não é credível
Novembro 2012 – PRRI e CiB Portugal
Questão: O artigo de Séralini e colaboradores “Long term toxicity of a Roundup herbicide and a Roundup-tolerant genetically modified maize” (publicado na revista “Food and Chemical Toxicology” em Setembro de 2012) fornece informações que levantem preocupações para a saúde relativamente ao consumo de milho geneticamente modificado?
Resposta: Não. O artigo de Séralini e colaboradores – que sugere o desenvolvimento de cancro em ratos depois destes terem sido alimentados com milho Geneticamente Modificado (GM) tolerante a herbicida – tem como base uma investigação com muitas incorrecções de fundo que invalidam as conclusões dos autores e retiram credibilidade científica ao artigo.
Em 28 de Novembro de 2012, a Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) publicou a sua Opinião Final sobre este artigo de Séralini, concluindo que o estudo foi “desenhado, analisado e reportado inadequadamente”. Muitas autoridades publicaram Revisões que chegam a conclusões semelhantes às divulgadas pela EFSA.
Apesar das falhas nesta investigação, Séralini e colaboradores divulgaram e publicitaram profusamente as suas conclusões não fundamentadas cientificamente, numa campanha com grupos e políticos anti-biotecnológicos, o que é um formato muito invulgar no seio da comunidade científica. Para além disso, os gruposactivistas contra experimentação animal fizeram notar que deixar esta linha particular de ratos – que desenvolvem tumores espontaneamente – viver tanto tempo com tumores de dimensões tão grandes Não é Ético.
Numa Carta aos decisores políticos europeus, o PRRI legitima a análise e as conclusões da EFSA e de outras autoridades mencionadas anteriormente, e – conjuntamente com organizações de agricultores – mostra-se preocupada com a forma rápida como alguns decisores políticos reagiram à investigação de Séralini e a forma como alguns políticos usaram este estudo para benefício das suas próprias agendas políticas.
- Comunicado do CiB – Artigo sobre efeito de milho transgénico NK603 em ratos não tem credibilidade
- Comunicado do CiB – Seis Academias Nacionais Francesas divulgam comunicado sobre publicação de Séralini et al. relativa à toxicidade dos OGM
- Comunicado da EFSA em Português – EFSA descredibiliza artigo sobre toxicidade de milho transgénico em ratos
- Comunicado do CiB – EFSA dá total acesso público a dados sobre milho transgénico NK603
Informações adicionais sobre as questões levantadas por este estudo de Serálini podem ser consultadas no Website do PRRI (em Português, Inglês e noutras línguas).