Evento | EFSA promove debate sobre avaliação de risco das novas técnicas genómicasBlog

A EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) vai realizar no dia 12 de dezembro um evento online sobre a avaliação de risco das novas técnicas genómicas (NTG). Inscrições abertas até dia 9 de dezembro.   

Desenvolvidas depois da adoção da legislação sobre organismos geneticamente modificados (OGM) em 2001, as novas técnicas genómicas são técnicas capazes de alterar o material genético de um organismo.

A EFSA avalia a segurança dos OGM em relação à saúde humana e animal e ao ambiente na Europa. O seu parecer científico é utilizado pelos gestores de risco para decidir sobre a sua possível autorização.

Nos últimos dez anos, a Comissão Europeia pediu à EFSA que emitisse vários pareceres científicos sobre a avaliação de riscos das plantas obtidas através das NTG, com base nos mais recentes conhecimentos científicos e provas neste campo.

O evento terá início com uma panorâmica do recente trabalho da EFSA sobre as NTG, seguido de um debate onde representantes do meio académico, ONG, Estados-Membros e indústria darão as suas perspetivas e discutirão com a EFSA as oportunidades e desafios futuros para a avaliação de riscos nesta área. Durante o evento, a audiência terá a oportunidade de submeter perguntas aos oradores e interagir com o painel através de um chat ao vivo.

Com esta iniciativa, a EFSA pretende apresentar o seu trabalho sobre as NTG e promover a compreensão do seu papel como avaliador científico de riscos, discutir os desafios atuais e futuros relacionados com a avaliação de riscos das plantas derivadas das NGT, estabelecer uma perspetiva prospetiva sobre os desenvolvimentos futuros na avaliação de riscos das NGT e promover o diálogo com e entre as partes interessadas.

Veja o programa do evento e inscreva-se até dia 9 de dezembro.

[gtranslate]