OGM | EFSA publica avaliação de novas informações de sequenciação para algodão geneticamente modificadoBlog

O Painel para os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) publicou a sua avaliação de risco de novas informações de sequenciação para o evento geneticamente modificado e tolerante ao herbicida DAS-24236-5 × DAS-21Ø23-5. O Painel concluiu que a avaliação de risco original deste evento permanece válida.

Depois de uma avaliação em 2005, o Painel da EFSA para os OGM voltou a avaliar o algodão geneticamente modificado DAS-24236-5 × DAS-21Ø23-5. A nova avaliação analisou a última informação sequencial recebida para este evento e o seu potencial impacto na avaliação dos riscos das anteriores conclusões do Painel. A equipa de investigadores avaliou a nova informação de sequenciação e informação adicional fornecida.

Em 21 de Fevereiro de 2020 e 27 de Outubro de 2020, o Centro Comum de Investigação (CCI) verificou e concluiu que a metodologia de sequenciação neste evento cumpria os requisitos das directrizes do CCI. O Painel da EFSA para os OGM concluiu agora que a sequência corrigida não dá origem a quaisquer preocupações de segurança e, portanto, a avaliação de risco original do algodão DAS-24236-5 × DAS-21Ø23-5 permanece válida.

Mais informações no Jornal da EFSA.

[gtranslate]