Euroseeds elogia a ambição da Comissão Europeia (CE) na área da biotecnologia verde, em particular as propostas que visam fortalecer e promover a sustentabilidade do setor agroalimentar europeu.
Numa nota publicada no LinkdIn, a Euroseeds enfatiza que um dos elementos-chave da estratégia da CE é a simplificação dos processos regulatórios, incluindo permissões e autorizações. Essa simplificação é essencial para desbloquear o potencial da biotecnologia na agricultura e produção de alimentos. A Comissão também reconhece a adoção de um novo regulamento sobre plantas produzidas por certas novas técnicas genômicas como uma ação fundamental.
Garlich von Essen, Secretário-Geral da Euroseeds, expressou grande satisfação com a estratégia da Comissão Europeia em relação à biotecnologia, valorizando especialmente o reconhecimento positivo da necessidade de regulamentação das Novas Técnicas Genómicas (NTG). Isso permitiria aos melhoradores de plantas e agricultores ter acesso à inovação e a novas regras que ajudarão a concretizar o potencial dos métodos mais recentes de melhoramento de plantas.
Para avançar no acesso ao mercado e promover a inovação, a CE comprometeu-se com várias ações, incluindo a simplificação dos quadros regulatórios e o estabelecimento de um Hub de Biotecnologia para apoiar as empresas do setor.
Leia a nota da Euroseeds no LindedIn aqui e o comunicado da CE aqui.