COP 26 | “Precisamos de inovação e tecnologia para produzir mais com menos”Blog

No âmbito do Fórum de Inovação Sustentável da Cimeira do Clima (COP26), o Diretor-Geral da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, afirmou que os sistemas agroalimentares “necessitam de ações urgentes e estratégias inovadoras para eliminar a fome até o final desta década”.

Em 2020 havia 811 milhões de pessoas subnutridas no mundo. Com a crise climática e a pandemia do COVID-19, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU tornou-se ainda mais desafiador. “Se quisermos cumprir os compromissos globais para acabar com a fome no mundo até 2030 devemos acelerar a transformação em direção a sistemas agroalimentares mais sustentáveis, inclusivos, resilientes, eficientes e sustentáveis”, defendeu Qu Dongyu numa mensagem por vídeo.

Os sistemas agroalimentares são responsáveis ​​por aproximadamente um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa e são extremamente vulneráveis ​​às alterações climáticas, especialmente em países onde a segurança alimentar é baixa. “A degradação do ecossistema e a perda de biodiversidade também aumentam de forma alarmante, criando ameaças adicionais aos sistemas agroalimentares e às pessoas que deles dependem. É por isso que precisamos de inovação e tecnologia para nos ajudar a produzir mais com menos”, reconheceu Qu Dongyu.

A FAO e a ONU reconheceram repetidamente a importância da biotecnologia para o setor agrícola e de alimentos.

Mais informações sobre as declarações de Qu Dongyu no site da FAO.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español