Descoberta | CRISPR cura cancro cervical em ratosBlog

Investigadores deram um passo gigantesco na luta contra o cancro cervical. Usaram o CRISPR em ratos com cancro cervical e descobriram que a tecnologia de edição de genes erradicou a doença. Em humanos, os testes clínicos começam daqui a cinco anos.

A tecnologia de edição do genoma CRISPR foi usada com sucesso para erradicar o cancro cervical em ratinhos. Na Universidade de Griffith, em Queensland, na Austrália, os cientistas usaram o CRISPR-Cas9 para direcionar e tratar o cancro, injetando nanopartículas ‘furtivas’ nos animais doentes.  

Resultado: o tumor desapareceu em todos os ratinhos que receberam o tratamento. Nenhum outro sinal clínico, como inflamação, foi detectado.

É a primeira vez em todo o mundo que se conseguiu erradicar completamente um cancro usando a tecnologia CRISPR. Noutros casos houve reduções, mas nunca uma cura completa.

Os cientistas esperam que a sua descoberta seja aplicada no tratamento do cancro cervical e de outros tipos de cancro em humanos nos próximos cinco anos.

Mais informações neste vídeo da Universidade Griffith.

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español