Investigadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram uma substância natural que poderia competir com o glifosato. Trata-se de uma molécula de açúcar sintetizada a partir de cianobactérias, que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas e é inofensiva para humanos e animais.
Num estudo divulgado na passada sexta-feira na Nature Communications, especialistas em química e microbiologia da Universidade alemã de Tübingen anunciaram a descoberta de um anti metabólito incomum com uma estrutura química simples: uma molécula de açúcar com o nome científico 7-desoxi-sedoheptulose (7dSh), que, ao contrário dos hidratos de carbono comuns, que funcionam como fonte de energia para o crescimento das plantas, inibe o crescimento de plantas e micro organismos (bactérias e leveduras).
A molécula de açúcar bloqueia uma enzima chave na via do shikimato (via do ácido chiquímico), que é uma via metabólica que ocorre apenas em microrganismos e plantas, pelo que substância é considerada pelos cientistas como inofensiva para humanos e animais – uma característica já provada pelos investigadores em estudos iniciais.
Com esta descoberta esperam a longo prazo substituir os herbicidas e reduzir os metabólitos de dois herbicidas.