TALEN | Ferramenta usada em três novos produtosBlog
As plantas de soja geneticamente editadas produzem grãos com um alto teor de ácido oleico e baixo teor de ácido linoléico.

As TALEN foram usadas com sucesso para produzir óleo de soja com mais ácido oleico e de alta qualidade, arroz resistente à ferrugem e batata para fritar com menos acrilamida, uma substância química considerada “provavelmente cancerígena” pela OMS.

A tecnologia de edição do genoma TALEN foi utilizada no desenvolvimento de três produtos inovadores: óleo de soja com alto teor de ácido oleico e de qualidade superior, disponível no mercado norte-americano desde 2019, arroz resistente à ferrugem e batata para fritar com teores reduzidos de acrilamida, uma substância química considerada “provavelmente cancerígena” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que levou a Comissão Europeia a criar, em abril de 2018, um novo regulamento que limita a presença de acrilamida nos alimentos.

TALEN (transcription activator-like effector nucleases ou, em português, nucleases que contêm efetores semelhantes a ativadores de transcrição) é uma combinação de proteínas composta por duas partes: o TALE, que direciona a proteína para uma sequência de DNA específica, e a nuclease (N), que corta o DNA. É uma ferramenta de edição de genomas ´semelhante’ ao CRISPR, em que basicamente as chamadas ‘tesouras’ moleculares são associadas a proteínas que se ligam ao DNA e, desse modo, dirigem a atividade de corte para locais específicos do genoma.

No caso da soja, as plantas geneticamente editadas (através da utilização das TALEN ou de outras ferramentas de edição de genomas) produzem grãos com um alto teor de ácido oleico (até 80%) e de baixo teor de ácido linoléico (menos de 4%).

Os Estados Unidos foram o primeiro País a comercializar um produto a partir de uma planta geneticamente modificada. O Calyno Premium Cooking Oil, da empresa Calyxt, está à venda no mercado norte-americano desde 2019.

Saiba mais sobre as aplicações das TALEN aqui.

 

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español