Índia | Agricultores querem ter acesso a tecnologias inovadorasBlog

berinjela_516326848.jpgHá quase dez anos que os decisores políticos indianos reconheceram que as variedades agrícolas geneticamente modificadas são seguras para consumo humano, mas os agricultores indianos ainda não têm acesso legal a ferramentas biotecnológicas de melhoramento de plantas. A aprovação continua pendente.

 A produção de beringela é das mais importantes na Índia, em especial para os pequenos agricultores, que dependem dela para viver. E fazendo parte da dieta diária dos consumidores indianos, mais relevância económica e social assume.

Apesar de as variedades transgénicas terem mais valias do que as variedades convencionais, como o aumento da produtividade e a resistência a doenças e pragas, a autorização para os agricultores terem acesso à variedade geneticamente modificada da beringela ainda está pendente. A espera dura há quase dez anos.

Sendo uma cultura muito vulnerável ao ataque de pragas, sobretudo da broca das frutas, muitos agricultores vêm-se confrontados com plantações totalmente devastadas e sem alternativas capazes de resolver o problema, pois a eficácia da aplicação de inseticidas é limitada. Resultado: os custos de produção aumentam e o preço ao consumidor também.

Pudessem os agricultores indianos ter acesso à beringela Bt, tudo indica que este cenário se inverteria – a produção seria maior e os preços mais baixos -, uma vez que é uma variedade transgénica resistente a insetos. Essa resistência deve-se à introdução na planta de um gene do microrganismo do solo Bacillus thuringiensis (daí o nome Bt).

Um estudo recente que compara variedades de beringela Bt a outras não transgénicas confirmou que o gene Bt confere proteção quase total contra a broca da berinjela (Leucinodes orbonalis), que tem uma capacidade tão destruidora que, por exemplo no Bangladesh (país vizinho da Índia), consegue provocar perdas de até quase 90% de uma colheita. Mas no Bangladesh, os agricultores podem precaver-se dos ataques da broca já que a tecnologia é-lhes acessível. Os da Índia não podem.

A tecnologia é uma incrível ferramenta de proteção das culturas, mas a autorização para ser utilizada permanece na gaveta dos decisores políticos, muito graças a campanhas sem sustentação científica de ativistas anti-OGM.

Informação detalhada neste artigo de opinião do agricultor indiano Malwinder Singh Malhi, publicado na Global Farmer Network.

Para saber mais sobre a beringela Bt e a eficácia desta tecnologia, leia o estudo realizado por investigadores indianos e da Universidade de Cornell (EUA) e cujos resultados foram publicados na revista científica PLoS Onepaper no fim de 2018.

Siga o CiB no Twitter, no Facebook e no LinkedIn. No CiB, comunicamos biotecnologia.