Área cultivada com milho geneticamente modificado Bt em Portugal aumentou 3,6 por cento em 2017
DGAV, APA, REA, 2018
“Em Portugal a área de milho geneticamente modificado totalizou 7.307,55 hectares em 2017, tendo sido a grande maioria desta área semeada na região do Alentejo, onde foi registada uma área total de 3.187,21 hectares.”, segundo o relatório da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.
A área cultivada de milho Bt (resistente ao ataque de praga broca do milho) aumentou assim cerca de 3,6 por cento em relação a 2016, segundo relatório da APA Agência Portuguesa de Ambiente.
No seu relatório, a DGAV esclarece ainda que ao “nível da União Europeia apenas um único organismo geneticamente modificado está autorizado: o milho MON810. Atualmente está a ser produzido maioritariamente em Espanha e em Portugal.”. No contexto do cultivo de milho convencional e transgénico, em Portugal e em 2017, o total da área cultivada foi de 115.667 hectares, segundo a ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo.
Os países que cultivaram milho Bt na União Europeia, em 2017, foram apenas Espanha e Portugal, uma vez que este o cultivo deste milho resistente ao ataque de insectos continua a ser fundamental para os agricultores de regiões específicas, nas quais existe uma elevada incidência de ataque de broca e consequente destruição das suas culturas.
MAIS INFORMAÇÃO
- Coexistência entre Culturas Geneticamente Modificadas e outros modos de produção agrícola em 2017 – Relatório de Acompanhamento da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), 2018
- Relatório do Estado do Ambiente (REA) – Relatórios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), 2018
- Dados sobre Área de Milho em Portugal (2004 a 2017) da ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo
- OGM | Milho Bt beneficia culturas biológicas e convencionais: Investigação de 40 anos de dados (Post no CiB Portugal 2018 sobre artigo na revista científica PNAS, 2018 com referência sobre micotoxinas)
- Micotoxinas, las grandes desconocidas – Guia Educativo sobre Micotoxinas da Fundación Antama (2018)