Arroz Dourado [transgénico para ser rico em pró-vitamina A]: Salva-vidas?Blog
Arroz e  Arroz Dourado

Arroz convencional e Arroz Dourado

PETIÇÃO da Comunidade Científica contra ensaios de campo

Arroz Dourado: Salva-vidas?

Não sendo propriedade de qualquer empresa, o arroz dourado é geneticamente modificado para ser rico em pró-vitamina A e está a ser desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativos, o Instituto Internacional de Investigação em Arroz (IRRI) com o propósito de fornecer uma nova fonte de pró-vitamina A à população das Filipinas e a outras populações asiáticas – que obtêm a maior parte das suas calorias de uma alimentação feita quase exclusivamente de arroz. A falta de pró-vitamina A causa cegueira em cerca de 250 mil a 500 mil crianças em cada ano que passa. Afecta milhões de pessoas na Ásia e em África e causam a morte indirecta a dois milhões de pessoas todos os anos.

A destruição dos campos de ensaio nas Filipinas no inicio de Agosto deste ano e os motivos dos responsáveis por tal acção enervaram a comunidade científica em todo o mundo, dando origem à assinatura de uma PETIÇÃO já assinada por alguns milhares de pessoas, demonstrando a sua indignação por acções como esta desencadeadas por organizações como a Greenpeace e outras.

LER MAIS no New York Times

Através da assinatura e divulgação desta petição, a comunidade científica demonstra a sua indignação perante a destruição de estudos de campo que estão a decorrer no Instituto Internacional de Investigação do Arroz e a condenar a disseminação de falsas informações junto do público com o objectivo de aterrorizar as populações e incentivar actos de destruição.

LER MAIS e assinar a PETIÇÃO

O arroz dourado foi criado por Peter Beyes da Universidade de Freiburg, Alemanha, e por Ingo Potrykus do Institute of Plant Sciences, Suíça, no final dos anos de 1990. Através da introdução de genes no DNA de plantas de arroz, cuja acção promove a produção do pigmento Beta-Caroteno de cor alaranjada ou dourada que é percursos da pró-vitamina A.

LER MAIS  no The Guardian

VÍDEO do PRRI sobre a destruição dos campos de ensaio de investigação em arroz dourado
Golden Rice research continues

Comunicado do IRRI sobre a destruição dos campos de ensaio de investigação em arroz dourado
Malnutrition fight not over, Golden Rice research continues

pt Português
en Englishpt Portuguêses Español