Área de milho transgénico em Portugal aumentou 20% em 2012
Setembro 2012 – DGADR
Em 2012, foram cultivados 9.278,1 hectares de milho geneticamente modificado em Portugal, segundo dados da DGADR – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. A área aumentou 20 por cento em relação a 2011, cuja a área cultivada foi de 7.723,6 ha.
O milho transgénico cultivado pelos agricultores portugueses é geneticamente modificado para resistir ao ataque de broca, praga que pode atingir graves proporções, atingindo as plantas e as maçarocas, podendo causar a destruição de grande parte destas culturas e consequentes prejuízos aos agricultores. Este milho Bt permite por isso aumentar a produtividade do cultivo, reduzindo em simultâneo a aplicação de insecticidas, a redução de custos com mão de obra e com combustíveis fósseis, a redução de emissões de gases com efeito de estufa e consequentemente o aumento da rentabilidade.
Dados desde 2005, relatórios de acompanhamento das culturas transgénicas em Portugal, entre outras informações, em www.dgadr.pt na secção de “Organismos Geneticamente Modificados”.