ENCODE – Enciclopédia de Elementos de DNA –
depois do Projecto Genoma Humano
6 Setembro 2012 – Público | Naturlink
Uma década após a leitura integral das “letras” que compõem o ADN humano e de estar concluído o “Projecto Genoma Humano”, foram apresentados os primeiros resultados do “ENCODE – Enciclopédia de Elementos de DNA”.
Num conjunto de artigos publicados em vários revistas de prestígio como a Nature é revelado que o DNA que não é responsável pela produção de proteínas funciona como um gigantesco painel de controlo dos genes ativando-os, como se fossem interruptores, de acordo com o tipo de célula em que se encontra e a fase do desenvolvimento dos tecidos e órgãos de que esta faz parte.
O ENCODE é um projeto internacional liderado pelo Instituto Nacional de Investigação do Genoma Humano, uma organização americana, e envolveu 442 cientistas de 32 unidades de investigação nos EUA, Reino Unido, Espanha, Japão e Singapura.
A iniciativa foi lançada em 2003, após a conclusão do Projeto de Sequenciação do Genoma Humano. Foi descoberto que apenas 2% do nosso DNA é constituido por genes (num total de 21 mil), que codificam proteínas. O objetivo do ENCODE foi compreender a função do restante 98% de DNA do genoma humano.