Futuro da Investigação de Plantas
– Perspectiva tecnológica –
2 Março 2012 – Science Daily
A investigação de plantas é uma área chave para os desafios que a humanidade enfrenta no século XXI defendem David Ehrhardt e Wolf Frommer, autores de um artigo de revisão publicado na revista científica The Plant Cell. O desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental para direccionar o conhecimento da biologia das plantas ao encontro das necessidades humanas.
O seu artigo identifica a forma como as novas tecnologias podem e irão transformar a investigação, destacando a biologia molecular e os métodos que utilizam a imagem para a obtenção de dados através de microscopia ou outras tecnologias.
As plantas canalizam energia para a biosfera, fornecem alimentos e matérias-primas utilizadas pelos seres humanos e moldam o meio ambiente. A produção de alimentos e de energia e a degradação do ambiente são os três maiores desafios da humanidade do nosso tempo.
Todos os alimentos são produzidos a partir das plantas, quer directa ou indirectamente através de animais que se alimentam delas. Os organismos vegetais são fonte de energia e estão envolvidas directamente nas alterações climáticas, tendo grande influencia no ambiente, incluindo a expansão agrícola e o seu impacto na destruição de habitats e na poluição de águas.
Por estes motivos, a investigação em biologia vegetal é uma ferramenta importante para abordar estas problemáticas e o desenvolvimento tecnológico que a acompanhe e apoie é fundamental para testar a existencia de hipóteses, criar informação nova e gerar novas hipóteses que precisarão de ser testadas.