Entrevista a Charles Godfray
“É errado excluir os transgénicos.
Não vão alimentar África, mas podem ajudar”
12 Março 2012 – Green Savers
A comida nunca foi tão barata como é hoje nos países ocidentais e, talvez por isso, haja tanto desperdício, afirmou Charles Godfray, professor da Universidade de Oxford e director do programa Oxford Martin para o Futuro da Alimentação, na primeira conferência do ciclo que a Fundação Gulbenkian e o Público dedicam ao Futuro da Alimentação.
Numa conferência presenciada por centenas de pessoas – incluindo um repórter do Green Savers – e que tinha como tema “O desafio de alimentar 10 mil milhões de pessoas de forma sustentável e equitativa”, Charles Godfray começou por alertar para o facto de os alimentos que comemos – e o modo como são produzidos – terem um impacto significativo na saúde pública, no ambiente e na economia.
“Nos países ricos a comida é muito barata, nunca nenhuma civilização gastou tão pouco em alimentos como a nossa”, afirmou, acrescentando ainda que aumentar moderadamente o preço dos alimentos seria um bom compromisso para diminuir a fome e o desperdício alimentar.
- APRESENTAÇÃO de Charles Godfray na Fundação Calouste Gulbenkian
- Ciclo de Debates – O futuro da alimentação – ambiente, saúde e economia – Fundação Calouste Gulbenkian – 9 de Março a 13 de Dezembro de 2012