Entrevista a José Miguel Mulet
“A única diferença entre os produtos ecológicos e os transgénicos
é que os primeiros são mais caros”
16 Novembro 2011 – El Correo – Ciencia
José Miguel Mulet, doutorado em bioquímica e biologia molecular, defende que a maioria dos que estão contra os organismos geneticamente modificados “sabem muito pouco sobre ciência” e muitos desconhecem também ao que se opõem.
Um transgénico é um organismo no qual é inserido um pedaço de DNA de outro organismo, explica o investigador. Isto pode ser muito artificial, mas é algo que acontece na própria natureza há milhões de anos. O que o ser humano aprendeu nas ultimas décadas foi a fazê-lo por si próprio com o gene que pretende inserir na espécie que seleccionou e que convém ser melhorada.
Em vez de o fazer às cegas e em bruto, como se faz nas técnicas de melhoramento convencional, utiliza o homem usa a engenharia genética para melhorar de uma forma muito precisa uma espécie vegetal.
Apesar de muitos pretenderem vender produtos com a etiqueta de “natural”, o investigador defende que quase nada do que comemos é “natural”. Se o homem se extinguir, as espécies agrícolas extinguem-se com ele.
A sabedoria popular defende que os produtos ecológicos são mais sãos que os transgénicos, mas os especialistas defendem que não há nenhum estudo cientifico que o tenha demonstrado. Os transgénicos são muitissimo mais seguros que os produtos ecológicos, porque têm de ultrapassar análises muito mais rigorosas que os ecológicos e os convencionais.
A única diferença entre os produtos ecológicos e os transgénicos é que os primeiros são mais caros, defende o autor do livro ‘Los productos naturales ¡vaya timo!‘, publicado em 2011.